Logoterapia e Análise Existencial

Conhecendo a Logoterapia

Viktor E. Frankl, fundador da Logoterapia, trás uma filosofia de vida e uma visão de homem diferencial, considerando o sentido de vida como uma força que motiva a existência do ser humano. Frankl acredita que o homem deseja buscar e encontrar algo significativo em sua vida que o faça ter motivo para enfrentar as diversas situações que poderão surgir em sua vida.

A Logoterapia surgiu em 1926 porém, só foi reconhecida a partir de 1933. Segundo Aquino (2015), existe um equívoco em considerar que a Logoterapia foi criada por Frankl quando era prisioneiro nos campos de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Após concluir seu curso de medicina, em 1930, Frankl inicia seu estudo voltado as dimensões físicas e psíquicas  do ser humano. Segundo ele (1967), o homem é um ser consciente e responsável que está em busca de sentido de vida. Em um de seus livros, Frankl (1967) descreve a consciência e a responsabilidade como dois fatores fundamentais da existência humana, oferecendo a imagem total e verdadeira do homem.

Para Frankl a vida humana é moldada a partir do ponto de vista de que o ser-humanoé, um ser bio-psico-espiritual, um ser único, insubstituível, livre e responsável e capaz de fazer escolhas. Lembrando, que para Frankl, o ser-humano não é livre para fazer o que bem entender e também não é livre de seus condicionantes, porém, é livre para se posicionar perante eles.

Logoterapia - Psicólogo em Rio do Sul Juliano Jota
Juliano Jota Psicólogo em Rio do Sul
Juliano Jota Psicólogo em Rio do Sul